domingo, 11 de março de 2007

Leça 1 x 0 Moncorvo

Mais uma final vencida e com este ciclo terrivel de jogos quase no fim, são 10 pontos em 12 possíveis, temos o Moncorvo a 5 pontos e com vantagem no confronto directo, estamos no bom caminho mas é preciso ter muita prudência, afinal no próximo domingo vamos ao Vila e o Moncorvo recebe o Tirsense, portanto temos que ganhar para ficarmos ainda mais tranquilos.

Quanto ao jogo em si, foi um mau jogo de futebol, com as equipas demasiado expectantes sendo que o Leça tentou tomar a iniciativa do jogo mas era totalmente inoperante no meio campo devido a superioridade numerica dos jogadores do Moncorvo nessa area. O Moncorvo tomou uma postura muito cautelosa, sem correr riscos e apresentou uma equipa sólida e muito compacta, e conseguia anular o meio campo do Leça. No entanto, por volta dos 10 minutos, Wesllem numa arrancada pelo flanco direito, solta a bola para Braga que a devolve a Wesllem que com tudo para chutar a baliza numa posição excelente optou por passar permitindo o corte da defensiva do Moncorvo. A primeira parte ficou marcada pelo anti-jogo constante do Moncorvo, em que demoravam eternidades a repor a bola em jogo, demasiado choques casuais com jogadores no chão e assim se passou a primeira parte, num ritmo lento e com pouco espectaculo.
Na 2ª parte, uma alteração logo no inicio, em que João Paulo entrou para o lugar do Sérgio mas a substituição não resultou, o JP nunca foi o avançado móvel que o Leça precisava na 2ª parte. O Leça entrou mais pressionante, encostando mais o seu meio campo aos avnaçados, tendo mais posse de bola mas menso eficácia a nivel de construção de jogadas, enquanto o Moncorvo passou a apostar mais no contra ataque mas também sem grande sucesso. No entanto, aos 25 minutos da 2ª parte, surge o único golo da partida: Um livre do lado direito do ataque do Leça, Madureira cruza a bola de pé esquerda, a mesma é dividida entre o Couto e dois defesas do Moncorvo no ar, e no ressalto o Gerónimo encostou para dentro da baliza, sendo que a mesma bateu ainda num jogador do Moncorvo, fazendo que rebentasse a festa no nosso estádio. Depois do golo do Leça, uma substituição algo estranha: O técnico Leceiro aposta em Ricardo tirando a melhor unidade do ataque Leceiro, Bruno, o que se revelou uma má substituição já que o Ricardo entrou demasiado nervoso em campo, perdendo demasiadas bolas em zonas proibidas. Mesmo a perder, o Moncorvo nunca arriscou muito e enquanto isso o meio campo do Leça ficava muito desgastado causando mais espaço para o Moncorvo explorar mas sempre sem sucesso. Aliás a melhor chance do Moncorvo foi quando num balão para a frente, atiraram uma bola ao poste mas o lance foi anulado e bem por fora de jogo.
Nota para a grande festa dos jogadores Leceiros no fim do jogo, que começam a acreditar que a subida está cada vez mais perto.
A arbitragem no geral esteve bem, pecando apenas no aspecto disciplinar a nível de faltas e protestos constantes, e por não sancionar o anti-jogo do Moncorvo.

O Leça alinhou com: Fábio; Grosso, Luisão, Couto, Cambey; Gerónimo, Madureira, Braga(Domingos); Wesllem, Bruno (Ricardo) e Sérgio (João Paulo).

Notas positivas - O excelente entrosamento entre Luisão e Couto foi vital para a vitória do Leça, conseguem transmitir segurança a toda a equipa As arrancadas explosivas de Wesllem, que colocou sozinho a cabeça em água a defensiva visitante A liderança de Gerónimo no meio campo, soube corrigir os seus colegas muitas vezes de uma forma positiva, fechando assim espaços mais que evidentes. A melhor forma fisica do Madureira.

Notas negativas - O mau desempenho dos pontas de lança do Leça, ainda assim o Sérgio pelo que fez na 1ª parte, não merecia sair logo ao intervalo. As péssimas substituições do técnico Leceiro que não acrescentaram nada a equipa e o facto de nunca se ter apercebido da inferioridade numerica do Leça no meio campo A falta de Grosso no meio campo é notória e obriga o Braga a defender muito mais e a um desgaste tremendo, assim o futebol do Leça fica orfão da sua unidade criativa.

Jogador em foco - Wesllem, mereceu a titularidade com uma excelente exibição, falta apenas mais trabalho a nível psicológico para que não aconteça como hoje em que fintava 2 ou 3 jogadores mas não soltava a bola, tentava fintar outro ou então perdia a bola de forma infantil mas ainda assim foi o motor da equipa.

Uma palavra para a liderança do Luisão e do ascendente que ele tem sobre os jogadores mais novos da equipa, um verdadeiro lider em campo.

Próximo jogo: Vilanovense x Leça, 15h dia 18 de Março - Local do jogo: Parque Soares dos Reis, Vila Nova de Gaia (em principio)

Resultados de interesse de outras equipas de Matosinhos e adversários directos na Série B:

Trofense 1 x 0 Leixões
Infesta 2 x 1 Machico
Padroense 4 x 1 Avintes
Perafita 1 x 2 Nogueirense

Tirsense 1 x 1 S. Pedro da Cova

FORÇA LEÇA!!

Sem comentários: